PLANEJAMENTO URBANO E RURAL SUSTENTÁVEL
Conheça nossas propostas para o Planejamento urbano e rural sustentável de Ibiúna

✓ REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE IBIÚNA: Esta ação terá como objetivo organizar e controlar a expansão contínua e fundamental da cidade junto à propriedade urbana e rural, assegurando o atendimento às necessidades dos cidadãos, justiça social, atividades econômicas e semelhantes, para que o cidadão alcançar de diretrizes e instrumentos tais como: Saneamento; Transporte Coletivo; Educação; Saúde; Habitação Popular; Equipamentos Urbanos; Melhorias na Qualidade da Gestão Pública Local; Desenvolvimento Local Economicamente Viável, Justo e Sustentável; Proteção ao Meio Ambiente.
✓ ELABORAÇÃO DO PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO MUNICIPIO DE IBIUNA: O uso e ocupação do solo tem por principais finalidades: a) Organizar o território potencializando as aptidões, as compatibilidades, as contiguidades, as complementariedades, de atividades urbanas e rurais; b) Controlar a densidade populacional e a ocupação do solo pelas construções; c) Otimizar os deslocamentos e melhorar a mobilidade urbana e rural; d) Evitar as incompatibilidades entre funções urbanas e rurais; e) Eliminar possibilidades de desastres ambientais; f) Preservar o meio-ambiente e a qualidade de vida rural e urbana.
✓ ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE RESIDUOS DO MUNICIPIO: Correta gestão dos resíduos sólidos - considerando que Resíduos sólidos são todos aqueles resíduos nos estados sólidos e semissólidos que resultam da atividade da comunidade, de origem: industrial, doméstica, hospitalar,
comercial, de serviços de varrição ou agrícola, resíduos gerados em
equipamentos e instalações de controle da poluição, e líquidos que não possam ser lançados na rede pública de esgotos, em função de suas particularidades. Apresentaremos O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que possam gerar poluição ao meio ambiente e acarretar prejuízos à saúde pública.
✓ REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: É nítido que os loteamentos irregulares são inúmeros e que eles precisam ser regularizados, levando assim mais dignidade aos moradores, serviços públicos, educação e saúde, além de impactar na alteração da malha viária e no transporte público à esses locais. A Lei do REURB (Lei da Regularização Fundiária) será aplicada em nosso município, onde traçaremos estratégias claras para que possamos acelerar o processo e inibir novos loteamentos irregulares.
✓ GESTAO POR REGIÕES:– MAIS EFICIENCIA E EFICÁCIA PARA O CIDADÃO: Por ser um município extenso devemos dividir o município em regiões, focando nas características e problemas de cada território para dar respostas mais rápidas e eficientes a cada população e seu contexto. Além de fundamentar o planejamento e a gestão municipal a partir de metas que visem os melhores resultados para o conjunto social e para cada localidade, assim como, gerará efeitos exemplares no tratamento das demandas comunitárias por território.
✓ INTERLIGAÇÃO DAS VICINAIS: Visando melhorar o deslocamento entre bairros e com a zona central, a interligação de vicinais com pavimentação é prioridade.
✓ PROGRAMA “ESTRADA BOA”: Implantar a partir de uma divisão inteligente e eficaz das regiões do município um plano de manutenção de estradas rurais, levando dignidade ao povo de Ibiúna. O programa “Estrada Boa” atenderá os anseios dos Ibiunenses que clamam por isso há anos.