✓ PRIMEIRA INFÂNCIA: Garantia de que todas as crianças de 4 e 5 anos estarão na pré-escola e acesso à creche para os pequenos de 0 a 3 anos de idade.
✓ ALFABETIZAÇÃO: Desenvolver na rede municipal formações sólidas e oferecer ações que garanta a preparação para alfabetização no ensino infantil.
✓VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO: Formação continuada dos profissionais da educação, revisão do plano de carreira (corrigindo erros existentes e oferecendo equidade de tratamento a cada categoria existente) e política salarial, sistema de avaliação da educação;
✓ INVESTIMENTO NA INFRAESTRUTURA: Construção, ampliação, reforma e manutenção das unidades escolares buscando qualidade e garantia de vagas na creche, pré-escola, ensino infantil e fundamental. Além de monitoramento das escolas para maior segurança.
✓ MERENDA ESCOLAR: Garantia de alimentação adequada, com cardápio regular e aquisição dos alimentos da agricultura familiar local, considerando que Ibiúna é um grande polo da agricultura do estado.
✓TRANSPORTE ESCOLAR: Adesão aos Programas Caminho da Escola e Política Nacional de Transporte Escolar – PNATE, com instalação e uso efetivo do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE).
✓ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: Atender a demanda da população fora da fase escolar, possibilitando que moradores das áreas rurais e região de expansão urbana do Município tenha acesso a Educação do EJA;
✓ AÇÕES EXTRACURRICULARES DIDATICA E PARADIDATICO:-Materiais lúdicos e pedagógicos para o ensino creche e infantil, bem como materiais pedagógicos, didáticos, paradidáticos, salas sensoriais com implantação de forma gradativa.
✓ ELABORAÇÃO DE MATERIAL DE ENSINO EDUCACIONAL PROPRIO DO MUNICIPIO: Sistema apostilado próprio com investimento em formação contínua dos professores, cursos de capacitação específica, mantendo também nas HTPCs (horário de trabalho pedagógico coletivo).
✓REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – PME: As transições de governos são um momento desafiador para os Planos de Educação. Mais do que nunca, é urgente somar forças com outros setores da sociedade comprometidos com a defesa do direito humano à educação pública de qualidade. É essencial que as gestões trabalhem para que estes sejam cumpridos, inclusive tomando medidas para compensar eventuais atrasos herdados de gestões passadas e/ou mitigar impactos da pandemia de Covid-19 na educação como a evasão, o abandono, o acirramento das desigualdades e o aumento da insegurança alimentar. Garantir qualidade na educação implica também que as escolas tenham acesso a insumos básicos, incluindo água, saneamento básico, energia elétrica, número adequado de estudantes por turma, laboratórios e internet banda larga, além de salário digno e condições adequadas de trabalho das e dos profissionais de educação.
✓EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Trabalhar a Formação dos Profissionais da Educação com ações direcionadas ao trabalho da Educação Inclusiva, realizando orientações técnicas que venham contribuir. Estas informações serão realizadas de acordo com as necessidades observadas durante o acompanhamento, da Equipe do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e gradativamente com a Equipe Multidisciplinar.
✓ EDUCAÇÃO ESPECIAL: Oferecer suporte técnico-pedagógico aos professores de Sala de Recursos, Auxiliares e Professor, Intérprete de
LIBRAS, acompanhando e ajudando a desenvolver um trabalho eficiente e
de qualidade nesta área de autuação e ampliação do trabalho em Rede.
✓ EDUCAÇÃO FISICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: Garantia de Professor de Educação física em todas as unidades escolares que comporta o profissional.
✓ INOVAÇÃO TECNOLOGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: investir em centros e ou programas de informática para que gradativamente torne-se realidade a inclusão digital/internet, funcionando especialmente como ferramenta de trabalho do docente frente à nova era.
✓ ALFABETIZAÇÃO: Desenvolver na rede municipal formações sólidas e oferecer ações que garanta a preparação para alfabetização no ensino infantil.
✓VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO: Formação continuada dos profissionais da educação, revisão do plano de carreira (corrigindo erros existentes e oferecendo equidade de tratamento a cada categoria existente) e política salarial, sistema de avaliação da educação;
✓ INVESTIMENTO NA INFRAESTRUTURA: Construção, ampliação, reforma e manutenção das unidades escolares buscando qualidade e garantia de vagas na creche, pré-escola, ensino infantil e fundamental. Além de monitoramento das escolas para maior segurança.
✓ MERENDA ESCOLAR: Garantia de alimentação adequada, com cardápio regular e aquisição dos alimentos da agricultura familiar local, considerando que Ibiúna é um grande polo da agricultura do estado.
✓TRANSPORTE ESCOLAR: Adesão aos Programas Caminho da Escola e Política Nacional de Transporte Escolar – PNATE, com instalação e uso efetivo do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE).
✓ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: Atender a demanda da população fora da fase escolar, possibilitando que moradores das áreas rurais e região de expansão urbana do Município tenha acesso a Educação do EJA;
✓ AÇÕES EXTRACURRICULARES DIDATICA E PARADIDATICO:-Materiais lúdicos e pedagógicos para o ensino creche e infantil, bem como materiais pedagógicos, didáticos, paradidáticos, salas sensoriais com implantação de forma gradativa.
✓ ELABORAÇÃO DE MATERIAL DE ENSINO EDUCACIONAL PROPRIO DO MUNICIPIO: Sistema apostilado próprio com investimento em formação contínua dos professores, cursos de capacitação específica, mantendo também nas HTPCs (horário de trabalho pedagógico coletivo).
✓REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – PME: As transições de governos são um momento desafiador para os Planos de Educação. Mais do que nunca, é urgente somar forças com outros setores da sociedade comprometidos com a defesa do direito humano à educação pública de qualidade. É essencial que as gestões trabalhem para que estes sejam cumpridos, inclusive tomando medidas para compensar eventuais atrasos herdados de gestões passadas e/ou mitigar impactos da pandemia de Covid-19 na educação como a evasão, o abandono, o acirramento das desigualdades e o aumento da insegurança alimentar. Garantir qualidade na educação implica também que as escolas tenham acesso a insumos básicos, incluindo água, saneamento básico, energia elétrica, número adequado de estudantes por turma, laboratórios e internet banda larga, além de salário digno e condições adequadas de trabalho das e dos profissionais de educação.
✓EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Trabalhar a Formação dos Profissionais da Educação com ações direcionadas ao trabalho da Educação Inclusiva, realizando orientações técnicas que venham contribuir. Estas informações serão realizadas de acordo com as necessidades observadas durante o acompanhamento, da Equipe do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e gradativamente com a Equipe Multidisciplinar.
✓ EDUCAÇÃO ESPECIAL: Oferecer suporte técnico-pedagógico aos professores de Sala de Recursos, Auxiliares e Professor, Intérprete de
LIBRAS, acompanhando e ajudando a desenvolver um trabalho eficiente e
de qualidade nesta área de autuação e ampliação do trabalho em Rede.
✓ EDUCAÇÃO FISICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: Garantia de Professor de Educação física em todas as unidades escolares que comporta o profissional.
✓ INOVAÇÃO TECNOLOGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: investir em centros e ou programas de informática para que gradativamente torne-se realidade a inclusão digital/internet, funcionando especialmente como ferramenta de trabalho do docente frente à nova era.