AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Conheça nossas propostas para a Agricultura e meio ambiente de Ibiúna

✓ INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR: Proporcionar aos pequenos agricultores orientação, treinamento e capacitação com o objetivo de incentivar o produtor familiar ao fornecimento de sua produção ao Programa Segurança Alimentar para a Merenda Escolar nas escolas municipais;
✓ COOPERAÇÃO TÉCNICA E FORTALECIMENTO DE SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE IBIUNA: Oportunizar aos agricultores, capacitação em gestão da propriedade, processos produtivos, cooperativismo, entre outros, a fim de aprimorar suas técnicas de produção;
✓ PROGRAMA “PEQUENO AGRICULTOR MECANIZADO”: Fornecimento de equipamentos para os pequenos agricultores rurais, possibilitando melhorias na sua produção;
✓ FORTALECER E AMPLIAR AS FEIRAS LIVRES DE ABASTECIMENTO FOMENTANDO A AGRICULTURA LOCAL:-Serão realizadas melhorias de infraestrutura e ampliação dos locais das feiras livres e os números de feirantes, promovendo a geração de renda com a comercialização de produtos produzidos na nossa região.
✓ PROGRAMA “MULHERES AGRICULTORAS”: Promover o bem-estar entre as mulheres com a criação de ambientes e trocas de experiências,
inserir no calendário municipal o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER
RURAL”, garantia de creches e berçários nas localidades rurais para os filhos das mulheres que trabalham nas propriedades rurais; valorização das mulheres rurais, criação de políticas públicas de saúde, educação e segurança para as mulheres rurais;
✓ INTENSIFICAR AS AÇÕES DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Intensificaremos as ações de fiscalização e monitoramento de pessoas e empresas que causam desmatamento, queimadas, poluição de rios, descarte irregular de lixo, entre outros agravantes ao meio ambiente.
✓ INCENTIVAR OS PROPRIETÁRIOS NA MANUNTENÇÃO DE NASCENTES, ÁREAS DE MANANCIAIS E RESERVA DA MATA NATIVA: Criação de mecanismos para incentivar os proprietários de áreas que possuam nascentes e/ou mata nativa, a preservar a biodiversidade, o solo, os recursos hídricos e a integridade do sistema climático, para o bem-estar das gerações presentes e futuras. A regularização fundiária terá importante participação nesse tema.
✓ LICENCIAMENTO MUNICIPALIZADO: Fortalecer ações de modo que o município incentive e tenha autonomia em algumas áreas de licenciamento, garantindo desenvolvimento e agilidade no processo econômico sustentável com equipe multidisciplinar e capacitada tecnicamente.
✓ COLETA SELETIVA DE LIXO NAS ÁREAS URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO: Fortalecer e garantir a continuidade do Programa Municipal de Coleta seletiva com vistas na universalização do sistema, ou seja, ampliar nos bairros que ainda não são atendidos seja por meio de coleta porta a porta ou por meio da criação de eco ponto e/ou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), e buscando fomentar o processo de reciclagem através do fomento e incentivo a associações de catadores locais e/ou cooperativas de reciclagem, estabelecendo com isto um meio para geração de renda.
✓ CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS, ÁREAS DE LAZER e PARQUE LINEARES: Os espaços ociosos do Município serão transformados em novas praças e áreas destinadas ao lazer das famílias. A área da pista de caminhada na avenida marginal está nesse plano.
✓ CONSELHO MUNICIPAL: Fortalecer e garantir a participação social por meio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, de modo a ouvir a demanda da população e entidades ligadas ao setor para juntos construir uma cidade mais sustentável.
✓ EFETIVIDADE DOS PLANOS; Buscar esforço para o cumprimento das metas previstas nos Planos Municipais de Saneamento Básico alinhado ao novo Marco Regulatório, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal da Mata atlântica, Plano Municipal de Arborização Urbana e por fim Plano Municipal de Macro e Micro Drenagem.
✓ CRIAÇÃO DO PROGRAMA GUARDA RESPONSÁVEL: Com o intuito de sensibilizar a população quanto ao compromisso que se deve ter ao cuidar de animais de estimação (pets, equinos e outros) o Órgão do Meio Ambiente realizará ações de orientação, fiscalização e medidas de garantia ao bem-estar dos animais, inclusive com campanhas de castração e microchipagem de cães e gatos visando a controle de animais.
✓ VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO PARQUE ECOLOGICO DE ITUPARARANGA E PARQUE ESTADUAL DE JURUPARÁ: A valorização e proteção de áreas naturais como o Parque Ecológico de Itupararanga e o Parque Estadual de Jurupará são essenciais para a preservação da biodiversidade, proteção dos recursos hídricos e promoção do bem-estar ambiental. Algumas estratégias que podem ser aplicadas para garantir a conservação eficaz desses parques, poderão ser realizadas pelo Poder Público Municipal em parceria com os demais Entes e Órgãos, ações como: Gestão Sustentável, Proteção da Biodiversidade, Infraestrutura e Acesso, Parcerias e Apoio Comunitário, Recursos e Financiamento, Legislação e Fiscalização, Pesquisa e Inovação. Atuar e colaborar junto ao Conselho Gestor da APA de Itupararanga, para preservação e proteção da Represa de Itupararanga e dos rios e córregos que a formam.